Conheça os Karen

Os Karen foram nossos primeiros filhos, agora são nossos funcionários e líderes. Deus os escolheu e os preparou para esta hora para resgatar aqueles perdidos nas trevas aqui no Sudeste Asiático. 



Nossas primeiras crianças 

Quando Lana veio a Tailândia, ela começou uma um projeto de prevenção em uma tribo conhecida como Karen. Esse lindo povo vivia em uma floresta no Norte da Tailândia e eram o tipo de comunidade atingida pela pobreza que os traficantes de humanos atacam. Eles, e todas as pessoas da tribo das colinas da Tailândia, lutam contra a pobreza, discriminação, falta de educação e oportunidades de emprego. Eles são separados dos tailandeses em cultura, idioma, religião e são um dos únicos grupos de pessoas em todo o sudeste da Ásia que são principalmente cristãos. 

As Pessoas do Livro Perdido

A história para o grande número de cristãos entre os Karen é realmente uma surpreendente. Os Karen têm uma longa história e profecias transmitidas desde os tempos antigos. Uma dessas histórias é de Y’wa que criou a terra, um homem e uma mulher que foram nossos primeiros pais. Este primeiro casal comeu do fruto proibido que trouxe doença e morte ao mundo. Uma antiga profecia falava de três irmãos que uma vez tiveram um livro sobre Y’wa, mas eles brigaram e o livro foi tragicamente perdido. Mas os Karen sempre acreditaram que algum dia seu irmão branco viria com asas brancas para trazer o livro de volta para eles e ensiná-los sobre Y’wa. Essas histórias foram contadas ao redor de cada fogueira em cada aldeia Karen como parte de sua tradição. Quando os birmaneses tentaram convertê-los ao budismo, os Karen se recusaram obstinadamente a aceitá-lo por causa de sua forte crença em Y’wa. 

Avivamento!

Em 1817, um dos primeiros missionarios Americanos, nomeou Adoniram Judsonm veio a Birmania. Por 7 anos ele trabalho entre os Budistas Birmaneses e teve apenas um convertido. Mal sabia ele que os Karen, que passavam por sua casa todos os dias, estavam cantando músicas sobre Y’wa e esperando que seu irmão branco trouxesse o livro perdido para eles. Um homem Karen chamado Ko Thay-byu, que era um assassino e ladrão, veio a Judson à procura de trabalho. Judson o contratou e Ko Thay-byu ficou incrivelmente curioso sobre esse homem branco e o livro que ele carregava. Quando ele ouviu o evangelho ficou maravilhado! Isso era o que seu povo estava esperando por centenas de anos! Ele foi batizado e imediatamente se tornou missionário. 

Ko Thay-byu foi de aldeia a aldeia falando para as pessoas que ele encontrou o homem branco e o livro perdido. Os Karen desceram as montanhas ao encontro dos missionários e foram batizados aos milhares. 

Deus guardou a eternidade em seus corações. Os Karen são a chave que Deus colocou no coração da Ásia para sua salvação. Acreditamos que Deus os usará poderosamente para alcançar a Ásia. O diabo tentou destruí-los com limpeza étnica, degradação e opressão, mas Deus os preservou, assim como fez por centenas de anos, impedindo-os de cair na adoração de ídolos. Eles, os Karen, são nossos líderes na Life Impact Tailândia e muitas das crianças que criamos em nossa primeira casa de prevenção se tornaram pastores, professores e empresários. Mal podemos esperar para ver tudo o que Deus fará nestes últimos dias por meio de Seu povo especial, os Karen.  

Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ninguém consegue compreender inteiramente o que Deus fez. Eclesiastes 3:11